• Psicóloga Mafê

Como É Fazer Orientação Profissional Com Psicólogo?

Atualizado: 11 de Dez de 2020


Alguns colegas da sua classe comentaram que estão fazendo Orientação Profissional com Psicólogo e você ficou curioso a respeito? Bem, primeiro é importante entender o que é a Orientação Profissional, qual seu objetivo e também saber um pouco mais sobre a importância da Orientação Profissional para quem está prestes a iniciar uma jornada no mundo do trabalho ou fazer uma transição na carreira.



O que é Orientação Profissional?


A Orientação Profissional é um serviço destinado a pessoas que estão diante de uma indecisão profissional e não sentem segurança para escolher, seja por receio de optar por uma profissão ou caminho errado, ou até mesmo para quem se sente perdido e não se identifica com nenhuma área ou carreira.



Qual é a importância da Orientação Profissional?


A Orientação Profissional possibilita ao orientando uma maior ciência de si, e estimula o olhar para o futuro de uma forma bem realista trazendo o orientando para o "centro de comando" do seu projeto de vida.



Qual é o objetivo da Orientação Profissional?


O objetivo da Orientação Profissional é que o orientando se sinta seguro para fazer uma decisão profissional. De uma forma simples, a Orientação Profissional ajuda o orientando a compreender mais sobre os seus interesses, habilidades e aptidões e auxilia na busca por profissões ou caminhos profissionais que façam sentido para o orientando, sem deixar de abordar os possíveis desdobramentos dessas escolhas.



Afinal, como é fazer Orientação com Psicólogo?


Na Orientação Profissional, os psicólogos usam técnicas e ferramentas que contribuem significativamente para uma escolha profissional mais segura.


São diversas as abordagens que podem ser seguidas pelo Psicólogo, mas todos se apoiam em uma mesma estrutura básica que envolve: estimular o autoconhecimento, proporcionar informações precisas e atualizadas sobre o mercado de trabalho e Ensino Superior e estimular uma decisão segura, autoral e consciente.


O processo de Orientação é composto por um conjunto de sessões presenciais ou on-line de até 50 minutos e exige em média oito encontros, o que pode variar muito de caso para caso e de abordagem utilizada pelo Orientador Profissional.



Orientação Profissional com Psicólogo
A Orientação Profissional vai muito além da aplicação de Testes Vocacionais. Imagem: pch.vector/freepik


Durante as sessões, o Orientador Profissional conduz atividades de autoconhecimento, aplica testes vocacionais e outras ferramentas de interesses e habilidades, ouve o que orientando já considerou e estimula a pensar sobre os seus critérios de escolha, apresenta profissões, fala sobre as projeções sobre os próximos anos, em alguns casos conversa com os pais.


Ou seja, o Psicólogo na Orientação Profissional acolhe as dúvidas, medos e inseguranças, promove o autoconhecimento e mune o orientando de informações profissionais para uma decisão consciente e mais tranquila.


É importante ressaltar que o Orientador Profissional não determina qual profissão o orientando deve seguir, ao final do processo o próprio orientando se sentirá mais apto para a escolha já que essa decisão é exclusiva dele.



Está se sentindo perdido e precisa de ajuda?


Escolher uma profissão ou tomar uma decisão importante na carreira não é tarefa fácil e nós, Psicólogos Orientadores Profissionais, estudamos muito para poder oferecer ajuda especializada, portanto saiba que existem profissionais para te acolher e te ajudar nessa jornada.


Deixe uma mensagem no campo de contato do site ou instagram "orientamafê" caso tenha interesse em iniciar Orientação Profissional comigo. Maria Fernanda Alves Psicóloga e Orientadora Profissional CRP: 06/126919

43 visualizações0 comentário